domingo, 25 de março de 2007

INTERDISCIPLINARIDADE

A disciplina “O Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte: um ambiente de aprendizagem orientado a projetos” tem como proposta de trabalho a elaboração de um Projeto de Trabalho pelos alunos, visando também o desenvolvimento de um artefato ou objeto técnico como produto final.

O tema de trabalho deste grupo é INTERDISCIPLINARIDADE.

INTERDISCIPLINARIDADE, no wikipédia, significa:
“...a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas. "
Com o processo de especialização do saber, a interdisciplinaridade mostrou-se como uma das respostas para os problemas provocados pela excessiva compartimentalização do conhecimento. No final do séc. XX, surge a necessidade de mudanças nos métodos de ensino, buscando viabilizar práticas interdisciplinares.

O tema INTERDISCIPLINARIDADE será abordado dentro da temática “A formação do aluno pesquisador”. A escola deve favorecer a formação de seres críticos e participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais, criativos, que saibam pesquisar e buscar o conhecimento. Para isso, ela necessita utilizar abordagens pedagógicas que favoreçam uma aprendizagem por meio da investigação. Os alunos deveriam aprender a desenvolver o pensamento científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Deveriam, também, ser estimulados a desenvolver o senso crítico diante das diversas produções do conhecimento.Assim, esse projeto tem como objetivo a pesquisa com alunos do Ensino Médio, verificando em que medida eles sabem realizar pesquisa científica. A partir daí, visa-se a elaboração da ementa de uma disciplina de “Iniciação à Pesquisa Científica” para o Ensino Médio.


Algumas perguntas surgiram...
  • Quais são as características do cientista?
  • Todo pesquisador é um cientista?
  • Qual é o conceito de pesquisador?
  • O que impede o aluno de se tornar um pesquisador?
  • Como formar alunos pesquisadores?
  • Até que ponto a família e a escola interferem na formação do aluno pesquisador?
  • A escola de hoje “mata” no aluno a necessidade natural de pesquisar?
  • A criança nasce com características de um pesquisador?
  • Como o professor pode favorecer ou prejudicar a capacidade de pesquisa de seus alunos?
  • Que habilidades devem ser desenvolvidas para que o aluno adquira a capacidade de pesquisar?
  • É possível realizar pesquisas de forma interdisciplinar?
  • O que é interdisciplinaridade?
  • Qual é a relação entre a interdisciplinaridade e a formação do pesquisador?
  • O que é preciso para ser um bom pesquisador?
  • A Internet tem favorecido ou prejudicado a realização de pesquisas?
  • Existe alguma teoria da Educação que favoreça a formação do aluno pesquisador?

Estas e muitas outras questões derivam deste tema que será motivo de investigação do grupo INTERDISCIPLINARIDADE.

Vejam que oportunidade interessante:

Se você é professor da UFMG ou tem um filho(a), sobrinho(a), primo(a) que faz ensino médio, que tal iniciá-lo em pesquisa? Ainda ganha alguns trocados...

Fonte: site da UFMG

Pró-reitoria de pesquisa seleciona bolsistas para programa de iniciação científica júnior

23 de março de 2007, às 16h12

Até 13 de abril, estão abertas as inscrições para pesquisadores vinculados à UFMG interessados em se candidatar ao cargo de orientadores do Programa de Iniciação Científica Júnior, iniciativa do Programa de Vocação Científica da UFMG (Provoc), em parceria com o Colégio Técnico (Coltec), Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) e Escolas Estaduais.

Através do Programa, 100 estudantes serão contemplados com bolsa-auxílio de R$100 mensais, condicionadas ao envio mensal, pelo pesquisador, do relatório de freqüência do estudante.

O iniciativa busca estimular pesquisadores da UFMG a incorporarem em seu cotidiano de pesquisa estudantes do ensino médio e profissional, incentivando, assim, a participação dos alunos em grupos de pesquisa da Universidade, ao desenvolver seu pensamento científico e criatividade.

O Programa tem duração máxima de 24 meses e é dividido em duas fases:

o período inicial com duração prevista de 6 meses, quando o estudante passará por processo de familiarização com a dinâmica da pesquisa científica; e período avançado, quando será desenvolvimento projeto de pesquisa proposto pelo estudante sob orientação de um supervisor.

As atividades começam no dia 23 de abril.

O edital completo encontra-se disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa Mais informações pelo telefone (31) 3499-4951.

Um comentário:

Paulo Cezar S. Ventura disse...

Boas as perguntas feitas acima. Uma palavra que nós não usamos muito no Brasil é "enquete". O que é uma enquete? Qual a diferença entre enquete e pesquisa?