O tema de trabalho deste grupo é INTERDISCIPLINARIDADE.
INTERDISCIPLINARIDADE, no wikipédia, significa:
“...a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas. "
Com o processo de especialização do saber, a interdisciplinaridade mostrou-se como uma das respostas para os problemas provocados pela excessiva compartimentalização do conhecimento. No final do séc. XX, surge a necessidade de mudanças nos métodos de ensino, buscando viabilizar práticas interdisciplinares.
- Quais são as características do cientista?
- Todo pesquisador é um cientista?
- Qual é o conceito de pesquisador?
- O que impede o aluno de se tornar um pesquisador?
- Como formar alunos pesquisadores?
- Até que ponto a família e a escola interferem na formação do aluno pesquisador?
- A escola de hoje “mata” no aluno a necessidade natural de pesquisar?
- A criança nasce com características de um pesquisador?
- Como o professor pode favorecer ou prejudicar a capacidade de pesquisa de seus alunos?
- Que habilidades devem ser desenvolvidas para que o aluno adquira a capacidade de pesquisar?
- É possível realizar pesquisas de forma interdisciplinar?
- O que é interdisciplinaridade?
- Qual é a relação entre a interdisciplinaridade e a formação do pesquisador?
- O que é preciso para ser um bom pesquisador?
- A Internet tem favorecido ou prejudicado a realização de pesquisas?
- Existe alguma teoria da Educação que favoreça a formação do aluno pesquisador?
Estas e muitas outras questões derivam deste tema que será motivo de investigação do grupo INTERDISCIPLINARIDADE.
Vejam que oportunidade interessante:
Se você é professor da UFMG ou tem um filho(a), sobrinho(a), primo(a) que faz ensino médio, que tal iniciá-lo em pesquisa? Ainda ganha alguns trocados...
Fonte: site da UFMG
Pró-reitoria de pesquisa seleciona bolsistas para programa de iniciação científica júnior
23 de março de 2007, às 16h12
Até 13 de abril, estão abertas as inscrições para pesquisadores vinculados à UFMG interessados em se candidatar ao cargo de orientadores do Programa de Iniciação Científica Júnior, iniciativa do Programa de Vocação Científica da UFMG (Provoc), em parceria com o Colégio Técnico (Coltec), Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) e Escolas Estaduais.
Através do Programa, 100 estudantes serão contemplados com bolsa-auxílio de R$100 mensais, condicionadas ao envio mensal, pelo pesquisador, do relatório de freqüência do estudante.
O iniciativa busca estimular pesquisadores da UFMG a incorporarem em seu cotidiano de pesquisa estudantes do ensino médio e profissional, incentivando, assim, a participação dos alunos em grupos de pesquisa da Universidade, ao desenvolver seu pensamento científico e criatividade.
O Programa tem duração máxima de 24 meses e é dividido em duas fases:
o período inicial com duração prevista de 6 meses, quando o estudante passará por processo de familiarização com a dinâmica da pesquisa científica; e período avançado, quando será desenvolvimento projeto de pesquisa proposto pelo estudante sob orientação de um supervisor.
As atividades começam no dia 23 de abril.
O edital completo encontra-se disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa Mais informações pelo telefone (31) 3499-4951.
Um comentário:
Boas as perguntas feitas acima. Uma palavra que nós não usamos muito no Brasil é "enquete". O que é uma enquete? Qual a diferença entre enquete e pesquisa?
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