quarta-feira, 18 de abril de 2007

Situação Problema:




A educação contemporânea não deve se limitar a formar alunos para dominar determinados conteúdos, mas sim que saibam pensar, refletir, trabalhar e cooperar uns com os outros, propor soluções sobre problemas e questões atuais. A escola deve favorecer a formação de seres críticos e participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais.
Diante dessas demandas sociais, observa-se, no contexto educacional, um crescente interesse pela aplicação da metodologia de projetos. Essa metodologia surge como uma proposta de trabalho, centrada na construção do conhecimento pelo aluno, considerando as situações e problemas reais.
Entretanto, existe uma grande confusão sobre o conceito de projetos e uma incerteza em relação ao tipo de projeto mais adequado, em que contexto e com qual finalidade devem ser desenvolvidos.
Na experiência vivida pelo LACTEA (Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte), no CEFET – MG, os alunos do Ensino Médio são orientados a realizar três tipos de projetos: construtivo, explicativo e investigativo.
No entanto, os dois primeiros são os tipos mais escolhidos, sendo o projeto investigativo pouco procurado pelos alunos.
Em contrapartida, nas universidades e na experiência do PIBIC, o projeto investigativo tem sido o mais focalizado.


Essas reflexões nos remetem à necessidade dos alunos desenvolverem, desde a educação básica, as habilidades necessárias para realizarem projetos, favorecendo a formação de futuros cientistas.
A proposta deste trabalho consiste em avaliar em que medida é viável a formação do aluno pesquisador, no Ensino Médio, de forma interdisciplinar.


3 comentários:

Ivan Pontelo disse...

Super bacana a situação geradora de vocês! Trabalhem bastante, pois estou tentando aplicar uma metodologia de projetos na minha escola e será interessante acompanhar as discussões de vocês.
Parabéns pelo trabalho!

Anônimo disse...

Bom dia grupo interdisciplinaridade, nós do grupo redes e do grupo negociação, queríamos que vocês fizessem uma postagem no blog de vocês sobre como vêem a criação de uma rede socioténica e da negociação envolvida neste processo dentro do próprio grupo estendendo-se para a disciplina e o mestrado em geral.

Anônimo disse...

Segundo "O Prof. Dr. Alfredo Gontijo de Oliveira, afirma que na verdade existem 4 vertentes: a disciplinaridade, a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, as três primeiras podem ser agrupadas num pacote só, junto com a questão da disciplinaridade que tem como premissa básica leis universais, leis de equações de movimento, previsibilidade, determinismo. A conseqüência foi a fragmentação do conhecimento". Ai está uma leitura bacana para vocês....
Revista Presença Pedagógica - v.11 n.61 jan/fev. 2005.
Abraços e sucessos ao grupo!