quinta-feira, 24 de maio de 2007

ETAPAS

1. Plano de ação
1.1. Atividades e tarefas

a) Fazer pesquisa bibliográfica sobre a pesquisa científica e o aluno pesquisador.
b) Redigir o projeto de trabalho.
c) Elaborar questionário para verificar o interesse de alunos do Ensino Médio em realizar pesquisa após a educação básica.
d) Aplicar questionário com o objetivo de verificar o interesse de alunos do Ensino Médio em realizar pesquisa após a educação básica.
e) Verificar o conceito que alunos de Ensino Médio possuem sobre pesquisa, através de grupo focal.
f) Elaborar questionário com o objetivo de verificar as escolas que realizam feiras de Ciências e quais os tipos de trabalhos são apresentados pelos alunos de Ensino Médio nas mesmas (investigativo, construtivo ou explicativo).
g) Aplicar questionário em escolas de Ensino Médio com o objetivo de verificar se realizam feiras de Ciências e quais os tipos de trabalhos são apresentados pelos alunos de Ensino Médio nas mesmas (investigativo, construtivo ou explicativo).
h) Tabular as respostas e analisar os resultados.
i) Montar a ementa de um curso destinado a alunos do Ensino Médio, com o objetivo de capacitá-los para a realização de pesquisa investigativa.
j) Redigir e apresentar relatório.

1.2. Recursos:

a) Livros, artigos, e textos sobre projetos de pesquisa.
b) Computador, impressora, comunicação eletrônica.
c) Suprimentos: papel, toner, discos CD-R, etc.

1.3. Custos:
a) Suprimentos (papel, toner, etc.)
b) Diversos (impressão, xerox, suprimentos, etc.)

1.4. Prazos:
a) Realizar pesquisa bibliográfica e redigir projeto (2 semanas)
b) Elaborar questionários e perguntas para a pesquisa. (1 semana)
b) Aplicar questionários e pesquisas. (1 semana)
c) Tabular e analisar resultados. (4 semanas)
d) Montar ementa de curso. (4 semanas)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MOURA, Dácio Guimarães. A dimensão lúdica no ensino de ciências: atividades práticas como elemento de realização lúdica, tese de doutoramento, Fac. Educ. USP, 1993.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2004, 111p.

BACHELARD, Gaston. A noção de obstáculo epistemológico. In ____ A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. RJ: Contraponto, 1996. p. 17 – 28.

WANDERLEY, Eliane Cangussu. Feiras de ciências enquanto espaço pedagógico para aprendizagens múltiplas, dissertação de mestrado, CEFET. MG, 1999.

BOCHINSKI, Julianne Blair. The complete handbook of science fair projects. USA: John Wiley & Sons, Inc, 1996.

6. KNAPP, Laura. Ciência e cidadania. Scientific American Brasil, ed.59, abril 2007.

7. ROSENFELD, Marina & COSTA, Karina. Alunos de ensino médio são preparados para área de pesquisa. Folha online. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/index.htm , acessado em 02 de janeiro de 2007.

8. MOURA, Dácio Guimarães. Feiras de Ciências: Necessidade de novas diretrizes. Belo Horizonte: Dimensão, n.6, 1995. http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/{4E8DA220-66FA-41A4-9C56-0C646504C457}_FEIRAS%20B.doc , acessado em 26 de abril de 2007.

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