quinta-feira, 24 de maio de 2007

Metodologia

Considerando os objetivos apresentados pelo grupo, procurou-se ampliar o conhecimento técnico do assunto através de discussões com pares e leituras bibliográficas sobre feiras de ciências, a vocação para a Ciência, a pesquisa como condição específica de aprendizagem, a interdisciplinaridade, a valorização da satisfação pessoal, da motivação, da participação e da criatividade como produto qualificado na escola,
O campo escolhido pelo grupo foi o Colégio Logosófico González Pecotche, uma instituição da rede particular de ensino, pelo fato de que os pesquisadores são profissionais do mesmo, e isso facilita a realização da pesquisa.
O primeiro passo, que é o período exploratório, baseado na metodologia apontada por Mazzotti(2000), será buscar informações para orientar nas decisões iniciais sobre as questões relevantes na realização do projeto, como identificar os informantes e as outras fontes de dados possíveis.
A amostra dos participantes será escolhida após esse período, com base no critério de notas dos alunos. Serão selecionados alunos com as médias escolares baixas, médias e altas, formando assim, uma mostra heterogênea, representando a realidade da escola.
Esses questionários serão previamente testados por três participantes do grupo.
Os dados serão tabulados e analisados para emissão de relatórios parciais e finais. A coleta de dados será complementada com a realização de um grupo focal. A escolha dessa técnica de coleta de dados se dá pela apresentação de baixo custo, de respostas rápidas (o tempo de desenvolvimento desse projeto é pequeno), eficiência na obtenção de informações qualitativas e esclarecimento de algumas questões mais complexas, como o que os participantes pensam ser uma pesquisa e como se sentem em relação à mesma dentro da escola.
Simultaneamente, serão realizados questionários com uma amostra de escolas de Belo Horizonte, para responder a algumas questões sobre a atual realização das feiras de ciências em Belo Horizonte.
As escolas participantes serão selecionadas a partir de dois critérios: facilidade de acesso às informações e uma instituição de cada rede da educação de Ensino Médio da cidade (municipal, estadual, federal e particular).
Depois de realizadas essas etapas, o resultado das análises será considerado para a adaptação às reais necessidades de se executar o projeto com os alunos, possibilitando-os realizar as três fases de formação de um pesquisador: saber pesquisar, querer pesquisar e pesquisar.
Como resultado desse processo, será elaborada a ementa de um curso de preparação para o desenvolvimento de pesquisas para alunos do Ensino Médio: Curso de Metodologia em Pesquisa Científica.
O resultado esperado pelo grupo é que a comunidade escolar envolva-se de forma efetiva e que esse projeto propicie que os alunos fiquem estimulados em realizar pesquisas investigativas baseadas no método científico.

Nenhum comentário: